Postagens

Mostrando postagens de Novembro 20, 2016

Os micropoderes feministas de uma revolução silenciosa

Imagem
Há algo fantástico acontecendo nesse país, mais uma vez dominado por uma camarilha patriarcal e patrimonialista, sem ética e pudor. Vejo uma enorme resistência que se alastra através da força, da coragem e da garra feminina.
Nos últimos dias, acompanhei algumas ocupações estudantis. Participei de seminários com membros doMovimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), doMovimento de Mulheres Olga Benário, daUnião da Juventude Socialistae doLevante Popular da Juventude. O que se destaca nesses movimentos? A presença e a liderança das mulheres.
É incrível ouvir, ver e sentir a ação política de mulheres, majoritariamente jovens, de todos os credos, etnias e orientações sexuais na articulação de movimentos que transcendem as organizações tradicionais da sociedade (partidos, corporações, sindicatos, igrejas, escolas).
Nesses movimentos, percebe-se com clareza como as mulheres têm uma extraordinária capacidade de agregar e unir forças, uma enorme resiliência para enfrentar com fé, afeto…