Postagens

Mostrando postagens de Novembro 11, 2015

Educação brasileira: se está ruim, de quem é a culpa? Uma crítica ao modelo educacional brasileiro

Imagem
Pra início de conversa: da educação infantil à pós-graduação a educação brasileira dá uma bela lição de como não educar à cidadania. O problema não é só dinheiro. O grande dilema a ser enfrentado é o modelo educacional concebido para manter o status quo inalterado e um cidadão docilizado. A quem interessa esse modelo?
Quero propor uma discussão acerca do papel da educação, principalmente do ensino superior, na definição de novas políticas para a educação. Imediatamente informo que este texto não é para buscar bodes expiatórios. Mas, adianto: a responsabilidade pelo fracasso da educação brasileira deve ser compartilhada entre governos, gestores, professores, instituições de ensino, pais e alunos. Todos têm parcela de responsabilidade nessa história.




Apresentarei aqui muitos questionamentos e praticamente nenhuma receita. Reconheço que tenho muitas dúvidas; quase nenhuma certeza. Penso, também, que vivemos um momento complexo, no qual toda crítica, apesar de importante, é incompleta e, ne…