Postagens

Mostrando postagens de Outubro 21, 2015

ÁUDIO: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E JUSTIÇA RESTAURATIVA

Imagem
O desafio de acabar com a violência dentro das escolas é o tema deste programa, desenvolvido pelo professor Robson Sávio. Ele destaca a experiência positiva da Justiça Restaurativa que, há 10 anos, vem sendo aplicada, inclusive em escolas,  de  vários cidades no Brasil. 



A Justiça Restaurativa  utiliza de várias metodologias e o interessante é que não é um juiz que realiza a prática e sim um mediador que faz o encontro entre vítima e ofensor e, eventualmente, as pessoas que as apoiam. 

Apoiar o ofensor não significa apoiar o crime, mas ajudá-lo no plano de reparação dos danos que causou.

Ouça o áudio AQUI >>>>

Polícia e democracia (final)

Imagem
Vamos às conclusões com alguns exemplos de desafios para as polícias e para a política de segurança pública. Obviamente, trata-se aqui de opiniões de um cidadão que se posta contra o conformismo lógico do “pensar certo”, como diz Mafessoli. Até porque, continua este autor: “são poucos os acadêmicos, jornalistas e políticos que tentam escapar ao peso intelectual de suas castas e que recusam o mimetismo dos preconceitos estabelecidos”.

Abundam as soluções simplistas para problemas complexos. Por exemplo, a epidemia em que se transformou o uso de drogas, especialmente o crack, depende, é óbvio, de ações que utilizem mais a inteligência policial e o tratamento  e acolhimento das vítimas do que a repressão aos usuários. Mas por que não se avança nas políticas de incremento do aparato investigativo das polícias e se mantém o velho discurso da criminalização dos usuários como lenitivo para enfrentar o problema das drogas?  A política de criminalização do usuário, gestada nos gabinetes governa…